segunda-feira, 23 de março de 2009

Como nasceu o MeteoMoita?

O MeteoMoita (http://www.meteomoita.com) nasceu principalmente do grande fascínio pela meteorologia. A aquisição de uma estação meteorológica e consequentemente a facilidade com que podia disponibilizar estes dados online fizeram o resto.

Os primeiros dados foram disponibilizados a 1 de Janeiro de 2007, mas só depois de 1 de Outubro do mesmo ano são criadas as condições mínimas para que o projecto se torne mais sério.

Condições ideais para colocar todos os sensores da estação, permitem que a informação apresentada desde Outubro de 2007 seja para o nosso Concelho uma espécie de iniciação à meteorologia, porque até à data nunca existiu uma estação que reflectisse o microclima da Moita.

Usando as estações meteorológicas de Lisboa como ponto de comparação, a Moita é um local com extremos de temperatura muito mais vincados. Em média, as temperaturas máximas são 2ºC superiores, e as mínimas 4ºC inferiores à capital.

A título de exemplo, ficam as mínimas registadas hoje (23-03-2009) pela manhã:

Moita - 7,4ºC
Montijo - 11,2ºC
Lisboa (Gago Coutinho) - 12,4ºC
Lisboa (Geofísico) - 12,7ºC

Criei este blog para dar a conhecer um pouco melhor este projecto, mas ao mesmo tempo servir como ponto de encontro para todos os apaixonados pela meteorologia.

Enviem-me fotos, videos, noticias, etc... de fenomenos meteorológicos que tenham acontecido no Concelho, e julguem interessantes de ficar aqui agrupados e registados para a posteridade.

Fiquem bem!!!

1 comentário: